O Troféu

Criação do Empresário do Ano:

A Associação Empresarial de Concórdia completou 60 anos de atividades em 2018. Para celebrar este importante acontecimento, lançou o “Troféu Jacob Biezus” que premia o “Empresário do Ano” entre os empresários associados. A premiação terá continuidade nos anos subsequentes por tempo indeterminado.

 

Criação do layout do Troféu “Jacob Biezus” 

A escolha do modelo para a confecção do troféu aconteceu através de um concurso realizado pela ACIC. No total, oito projetos foram inscritos no concurso. No dia 30 de abril 2018, a Comissão Julgadora esteve reunida e escolheu o design criado pela arquiteta, Janaína TormenRuthes.

A Comissão foi formada por: Maria LuisaLasarim (presidente da Associação Empresarial de Concórdia Gestão 2016/2018), Cláudia Marcon (empresária e artista plástica), Juliano Zandonai (empresário e Diretor da ACIC), Wagner Simioni (secretário de desenvolvimento econômico) e Rafael Leão (presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia (AECOM).

 

Biografia JACOB BIEZUS

O troféu Jacob Biezus entregue ao Empresário Destaque de Concórdia homenageia Jacob Biezus fundador da Associação Empresarial de Concórdia – ACIC.

Jacob Biezus, nasceu em 8 de abril de 1911, em Bento Gonçalves – RS filho de Antonio Sperandio Biezus e Rosa Biasoli Biezus. Ainda criança, juntamente com seus pais e irmãos, fixou residência em Nova Itália, interior do Município de Erechim. Como era o mais novo dos homens, fez seus estudos primários em Nova Itália e após estudou em Garibaldi/RS, onde cursou o Curso Comercial no Colégio dos Irmãos Maristas.

Aos 21 anos, casou-se com Albertina Guarienti Biezus e se estabeleceu com casa comercial em Severiano de Almeida/RS, ali residindo até o ano de 1945 quando então mudou-se com sua família para Concórdia/SC, localidade onde antevia um grande futuro.

Em 2 de Junho de 1945, chegou a Concórdia, já nomeado Revendedor Chevrolet. Com o novo negócio, Jacob instalou-se com oficina mecânica para atender os veículos existentes e os que viria a vender. Instalou também uma loja de peças, pneus e combustíveis, bem como uma sala de exposição dos produtos.

Como era época da IIª Guerra Mundial, os veículos eram todos importados dos Estados Unidos e eram fabricados poucos veículos de passeio porque a indústria tinha que dar prioridade aos veículos de trabalho e de guerra.

As importações eram feitas pela General Motors Co. e quando eram muitas unidades, eram feitas pelo próprio Revendedor. Em 1948 e em 1954, Jacob Biezus importou diretamente duas partidas de caminhões, cada uma composta de 48 unidades. Estes veículos chegavam ao Brasil desmontados e eram remontados pela General Motors Co. em São Paulo.

Eram tempos difíceis, as estradas eram escassas e os caminhões eram muito usados por madeireiros e comerciantes para embarcar seus produtos no trem, que os levaria aos grandes centros consumidores.
Na década de 70, Jacob Biezus, resolveu diversificar seus negócios, entrando então para o ramo de Reflorestamento, Agricultura e Pecuária.

Em Concórdia, sua terra por adoção, fez parte dos diversos clubes e sociedades, tendo sido Presidente por duas vezes do Clube 29 de Julho, Presidente do Conselho Paroquial, pertenceu também a diretoria do Hospital São Francisco e de muitas outras sociedades.

Por mais de 30 (trinta) anos foi do Conselho Fiscal da S/A. Industria e Comércio Concórdia (SADIA).
Como mensalmente fazia viagens à São Paulo e ao Rio de Janeiro, onde mantinha um escritório com representante para venda de produtos que fabricava em uma de suas firmas (esquadrias de madeira, trilhadeiras e carrocerias) veio a tomar conhecimento da importância de agregar os comerciantes e industriais em uma associação de classe, trazendo então para Concórdia o desejo de fundar a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CONCÓRDIA.

Passados agora 60 (sessenta) anos, em 1958, Jacob Biezus fundou a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CONCÓRDIA, tendo sido seu primeiro presidente.

Jacob Biezus faleceu em 19 de outubro de 1992, deixando a esposa e quatro filhos.