O dia 3 de dezembro será uma data especial para a Associação Empresarial de Concórdia – ACIC. Para marcar este momento de valorização de quem faz a diferença na sociedade, ocorrerá a 4ª edição do Prêmio Empresário do Ano – Troféu Jacob Biezus. De 04 a 30 de novembro no site https://empresarioacic.com.br estará aberta a votação para a indicação dos empresários (as) para concorrem ao prêmio. A novidade (nesta edição) é que os associados à ACIC, que não estiverem presentes no evento do dia 3 de dezembro, também poderão votar através de smartphones, tablets, notebooks e computadores com acesso à internet.
Devido à pandemia de Covid-19, o evento de 2020 foi realizado de forma diferente. Todos os associados à ACIC receberam uma réplica do troféu, simbolizando a importância de cada um para o fortalecimento do associativismo. No entanto, a edição de 2021 marcará o retorno da premiação presencial. Conforme explica o presidente da Associação, Sérgio Domingos Radin, o troféu é uma forma de reconhecer o empenho, a dedicação e perseverança dos associados. “Foi um ano de superação e nossos empresários deram notáveis demonstrações de como é possível transpor obstáculos e empreender, mesmo em um cenário de incertezas”, lembra.
O Prêmio Empresário do Ano – Troféu Jacob Biezus, foi criado no intuito de homenagear lideranças de todos os setores que têm contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município. A primeira edição ocorreu em 2018, o vencedor foi o empresário Juliano Zandonai e Alexandre Simioni na edição 2019. Desde então, a repercussão da iniciativa têm sido muito positiva entre o empresariado local.
Jacob Biezus
Jacob Biezus, que nasceu em 8 de abril de 1911, em Bento Gonçalves – RS, chegou a Concórdia no dia 2 de junho de 1945.Fez parte dos diversos clubes e sociedades, tendo sido Presidente por duas vezes do Clube 29 de Julho, Presidente do Conselho Paroquial, pertenceu também a diretoria do Hospital São Francisco e de muitas outras sociedades.
Por mais de 30 (trinta) anos foi membro do Conselho Fiscal da S/A. Indústria e Comércio Concórdia (SADIA). Como mensalmente fazia viagens à São Paulo e ao Rio de Janeiro, onde mantinha um escritório com representante para venda de produtos que fabricava em uma de suas firmas (esquadrias de madeira, trilhadeiras e carrocerias) veio a tomar conhecimento da importância de agregar os comerciantes e industriais em uma associação de classe, trazendo então para Concórdia o desejo de fundar a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CONCÓRDIA. Ele foi o fundador e primeiro presidente da ACIC. Jacob Biezus faleceu em 19 de outubro de 1992, deixando a esposa e quatro filhos.